segunda-feira, 1 de outubro de 2007

No Man's Land

Depois da Estónia, a viagem instrumental pelas culturas musicais da União Europeia leva-nos na próxima sexta-feira (5 de Outubro) a ouvir música tradicional cipriota interpretada pelo grupo No Man’s Land, num concerto organizado com o apoio da Embaixada do Chipre em Lisboa. O concerto decorrerá às 18:00 h, sendo a entrada livre.

Criado em 2005, No Man’s Land é o primeiro grupo constituído por mulheres a interpretar músicas tradicionais da Ilha de Chipre. O nome do grupo evoca o território controlado pelas Nações Unidas, designado por “terra de ninguém”, que separa os dois lados em oposição na Ilha dividida desde 1974. Ao mesmo tempo constitui uma pequena provocação ao universo da música tradicional cipriota, reservado exclusivamente aos homens.

Através das vozes de Anna, Niki e Angelina e dos sons do Vkiolin (violino), do Laouto (tipo de alaúde tocado na Grécia continental e nas Ilhas), do Tamboutsia (tamborete) e da Pidkiavlin (flauta de cana), seremos transportados numa viagem por Chipre, Grécia e Ásia Menor.
O repertório alternará músicas e danças muito conhecidas, com outras que se popularizaram através do trabalho de recolha e das interpretações de nomes como o de Michalis Terlikkas ou Evagoras Karagiorgis.

Sem comentários:

Slideshow 1

Slideshow 2

Slideshow 3