segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Kantele



É chegada a altura de falar do terceiro elemento da família dos Saltérios Bálticos presente na exposição, o kantele, instrumento que representa a Finlândia. Considerado o instrumento nacional do País, o kantele tem já uma provecta idade, sendo conhecido há pelo menos dois milénios.

Conforme referimos no post relativo ao concerto de Vilma Timonen, o kantele desempenha o seu papel no poema épico finlandês Kalevala. Foi exactamente através do kalevala que o kantele se tornou, no século XIX, o instrumento nacional do País. Este reconhecimento não impediria a travessia do deserto que se seguiu e da qual seria salvo já em tempos mais recentes graças aos esforços de uma nova geração de músicos e construtores. Actualmente, a música do kantele atingiu um grande desenvolvimento graças em parte à sua forte promoção nas escolas Básicas finlandesas. O instrumento desenvolveu-se e foi adoptado por músicos de diferentes áreas, da folk à clássica, passando pelo metal e electrónica.

O vídeo que aqui apresentamos enquadra-se neste último género, demonstrando a forma como facilmente se integra num registo mais moderno. Nele podemos apreciar o duo Memnon, do qual faz parte Eva Alkula, uma das mais importantes intérpretes de kantele da sua geração.

Sem comentários:

Slideshow 1

Slideshow 2

Slideshow 3