quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Fluier

Tendo apresentado os cinco instrumentos que representaram a Grécia na exposição, passamos de seguida a fazer o mesmo com os "embaixadores" romenos. Começamos pelas fluier, termo romeno utilizado de forma genérica para designar dezassete tipos diferentes de flautas com tamanhos e características distintas.

As fluier encontram-se entre os instrumentos mais populares em todo o País. A fluier comum é equivalente ao tin whistle, embora seja feita de madeira. A fluier de maiores dimensões é denominada fluier mare ou caval, enquanto que a mais pequena é conhecida como fluieras ou trisca.

Outros tipos de fluier, além dos já mencionados, são a tilinca (flauta sem orifícios para os dedos), a ocarina, a nai e o bucium.

Neste primeiro vídeo, de cariz experimental, podemos ver um bucium (tulnic), instrumento semelhante ao alpenhorn que pode atingir até três metros de comprimento e ser direito ou curvo. Utilizado como instrumento de sinal e também em cerimónias fúnebres, recebe na região de Maramures e Oas o nome de trambita, enquanto na Transilvânia é conhecido como tulnic. Nesta última região, é geralmente tocado por mulheres. A diferença entre o bucium, a trambita e o tulnic está na sua curvatura e extensão; o último não é curvo.

Sem comentários:

Slideshow 1

Slideshow 2

Slideshow 3